Logo Construhidrel.jpg

DICAS ÚTEIS

foto-dicas_01.jpg

ERRO AO ESTIMAR O QUANTITATIVO DOS SERVIÇOS

Em uma obra, é primordial avaliar a dimensão do que será feito, e conhecer todos os recursos necessários (humanos e materiais) para realizar devidamente os serviços. Ao saber o que será executado em suas devidas proporções, o gestor dificilmente vai cometer erros relacionados a fatores, como, por exemplo:

Gastos excessivos com insumos: a recomendação é fazer um levantamento dos materiais com base no rendimento unitário dos itens para cada tipo de serviço. Além é claro de verificar quais serão os equipamentos necessários. Também é válido verificar se a melhor opção é adquirir ou alugar esses equipamentos;

Gastos exagerado com mão de obra: o ideal é verificar se os recursos existentes são suficientes para a realização dos serviços. Caso contrário, será necessário contratar novos colaboradores direta-mente ou por meio de uma empresa terceirizada.

Corpo tecnico.jpg

NÃO VERIFICAR OS CUSTOS INDIRETOS COM ATENÇÃO

É muito importante fazer um levanta-mento bastante minucioso dos gastos indiretos. Esta medida ajuda a evitar prejuízos para a empresa e deve levar em consideração os seguintes fatores:

Administração Central: consiste na divisão de gastos da sede entre as obras da empresa. Esse custo geralmente varia de 7% a 20%, dependendo do fatura-mento;

Custo Financeiro: juros decorrentes de eventual necessidade de empréstimo de capital de giro para a execução de determinada obra ou serviço;

Seguros: engloba os seguros estabe-lecidos ou não no contrato, como garantia de execução contra terceiros, etc.;

Garantias: são instrumentos usados para possibilitar o cumprimento do contrato, como caução, papéis selecionados, entre outros;

Margem de Incerteza: é utilizada bastante pelas empresas. Procura minimizar eventuais distorções no custo da obra e geralmente varia de 5% a 10%;

Tributos: é preciso levar em consideração os tributos municipais, estaduais e municipais para não haver erros no orçamento.

Cronograma-fisico-financeiro.jpg

DESCONHECIMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO

Deve estar claro no orçameto quais as técnicas e métodos construtivos serão utilizados para a execução dos serviços, pois qualquer detalhe pode fazer grandes diferenças no custo final da obra.

Além disso, não se pode ignorar a logística dos materiais, equipamentos e das pessoas, pois isso pode impactar nos custos e no tempo de conclusão da obra.

Esses equívocos, normalmente, acon-tecem por não haver um conhecimento adequado das técnicas construtivas.

Nós conheçemos o mercado!

mercado_financeiro.jpg

A CONSTRUHIDREL realiza mensalmente, pesquisas de mercado para materiais e serviços, verificando seus valores com fabricantes, distribuidores, revendas autorizadas e prestadores de serviços especializados.

 

Apuramos em campo os índices de mão de obra produtiva para sermos o mais fiel possível com realidade e aprimorar os serviços.

 

Com muito estudo e dedicação, sempre aperfeiçoando nossos serviços a oferecer o melhor levantamento quantitativo e uma orçamentação com valores compatíveis.

 

Um planejamento com cronograma físico-financeiro, organograma de materiais, corpo técnico e mão de obra além de equipamentos e máquinas que são utilizados nas obras.